CTIC/CCUEC e AFPU estabelecem acordo com CDTC para cursos gratuitos em TIC para funcionários

Em reunião realizada no dia 9 de abril com o coordenador do projeto CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento), Sr. Djalma Valois, a Unicamp, representada pela CTIC/CCUEC e pela AFPU, estabeleceu as bases para o acesso dos funcionários da universidade a diversos cursos de capacitação em informática à distância com direito a certificação. O CDTC é um projeto do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República.

O projeto CDTC foi criado em 25 de agosto de 2004, através de acordo assinado entre o ITI e a IBM Brasil. Os primeiros cursos foram oferecidos ao público em novembro de 2005, contemplando inicialmente 548 alunos. O CDTC oferece mais de 200 cursos e semanalmente são abertas em média 60 novas turmas. O projeto conta hoje com mais de 25.000 alunos cadastrados, distribuídos em cerca de 1.400 cidades brasileiras. Embora desenvolvido inicialmente para a capacitação de funcionários públicos federais, o CDTC abre suas portas para todo e qualquer cidadão que queira se aperfeiçoar tecnicamente em assuntos ligados a tecnologia da informação, com um foco maior em tecnologias e soluções abertas e livres. O CDTC possui dois sites: Cursos e Comunidade. O site Cursos exige que o aluno possua um e-mail institucional, seja de orgãos do governo ou universidades públicas. Neste site, ao término dos cursos, é possível a emissão de certificados. Já para o site Comunidade, que é aberto ao público em geral, a única exigência para participar dos cursos é que o aluno possua um email dentro do domínio ".br". Para os cursos realizados neste site, não há emissão de certificados.

Para a comunidade Unicamp, o cadastramento nos cursos é livre, gratuito e dará direito a certificado para os aprovados em exames. O interessado deverá fazer seu cadastro prévio para ter acesso aos cursos, que são abertos semanalmente. Basta escolher o assunto de seu interesse e, caso desejado, realizar as provas apresentadas. Os alunos que obtiverem nota igual ou superior a sete nos exames terão direito a um certificado de qualificação. A emissão destes certificados será gerenciada pela AFPU após a verificação da existência de vínculo do aluno com a Unicamp.

Com o acesso aos cursos do CDTC estabelece-se um canal que poderá ser utilizado pelos funcionários da Unicamp a qualquer momento, conforme sua disponibilidade de tempo. Pela grande variedade e quantidade de cursos oferecidos, abre-se desta forma uma possibilidade de desenvolvimento profissional abrangente e de fácil acesso.

Mais informações podem ser obtidas nas referências abaixo.