CCUEC finaliza a instalação de ligações redundantes para a rede interna da Unicamp

Por Alexandre Berto

A Unicamp conta agora com ligações redundantes ativas entre os nós de distribuição da infra-estrutura central de redes da Universidade, mais conhecida como o backbone Unicamp. Este backbone é a rede responsável pela interconexão das faculdades, institutos, centros e núcleos da Universidade. Por meio desta rede os usuários Unicamp trocam informações entre si, acessam sistemas institucionais e têm acesso à Internet comercial e acadêmica mundiais.

Dada sua grande importância para a Universidade muito tem se investido nesta rede para que continue a operar com qualidade, segurança e confiabilidade. Estas novas ligações operam a uma velocidade de 1 bilhão de bits por segundo, ou 1 gigabit e cada nó de distribuição passa a ter pelo menos 2 ligações com nós vizinhos, seguindo caminhos físicos diferentes, o que vem aumentar a segurança e disponibilidade de comunicação.

A divulgação dos caminhos no backbone, ou rotas, é feita de forma dinâmica, permitindo que novas rotas de comunicação entre as unidades sejam criadas de forma automática, rápida e praticamente sem perdas relevantes. Além da redundância dos caminhos entre os nós de distribuição, outra característica importante da solução implementada é que não é mais necessária a utilização do nó-CCUEC para encaminhar todas as conexões.

Por exemplo, as conexões entre a rede da DGRH (conectada ao nó-DGA) e a rede do IFGW (conectado ao nó-do Ciclo Básico) trafegam agora através da nova ligação entre esses nós, sem a necessidade de passar pelo nó-CCUEC. Com isto a comunicação entre as unidades da Unicamp ganha em eficiência e confiabilidade com a melhoria da infra-estrutura física e com a utilização de protocolos de roteamento mais modernos.

Como parte do planejamento feito pelo CCUEC para a melhoria da comunicação da rede Unicamp com a Internet mundial, planeja-se estabelecer uma ligação redundante com o mundo exterior, através de outro nó que não seja somente o nó-CCUEC, a implantação de links de comunicação com velocidade de 10 Gbp/s entre os nós de distribuição e ativação de outros nós onde haja expansão e demanda.

A evolução do backbone da rede Unicamp (UniNet)

O backbone da Rede Unicamp foi criado em 1996 e contava com comutadores ethernet tipo chassi de camada 2 operando em velocidades de 10 Mbp/s. Estes equipamentos foram distribuídos de uma maneira geográfica e instalados em 5 infra-estruturas denominadas de ?nós? de comunicação ou distribuição.

O nó-Saúde localizado no CPD do CAISM, o nó-DGA localizado junto ao prédio da DGA, nó-Básico localizado em frente a praça do básico junto ao prédio do IFGW, o nó-Central localizado junto a cantina da FEM e o nó-CCUEC localizado no Centro de Computação. Estes nós foram interligados com uma infra-estrutura óptica em fibras multimodo com redundância de enlaces em fibra apagada, ou seja, em caso de rompimento da fibra a reativação da comunicação era obtida por meio de intervenção manual.

Em 2002 a Universidade adquiriu comutadores modernos que traziam melhorias como a possibilidade de se implantar enlaces em velocidade gigabit entre os nós e na conexão com as unidades, roteamento dinâmico de pacotes, encaminhamento e roteamento multicast possibilitando o tráfego de audio e vídeo digital, possibilidade de se implantar controle de tráfego e qualidade de serviço, maior velocidade no processamento dos pacotes e melhorias na segurança de informação que trafega no backbone como por exemplo listas de controle de acesso (firewall), ferramentas de prevenção de ataques provindos da Internet e gerenciamento através de conexões encriptadas.

Não houve somente atualizações em equipamentos. A infra-estrutura de fibras ópticas também passaram por atualizações como por exemplo: a implantação de novas fibras ópticas híbridas (cabos que contêm fibras monomodo e fibras multimodo), escavação de novos dutos de passagem e previsão de novos caminhos para redundância.