Novo sistema de ingresso na Pós-Graduação

A partir de maio de 2010, o ingresso na pós-graduação de todas as unidades da Unicamp, será feito pela Web, através de um novo sistema. O projeto, liderado por Nelma Aparecida Magdalena Monticelli e Izilda Morelli Pignataro da Silva, entrou em produção para testes em agosto de 2009, para viabilizar o ingresso no primeiro semestre de 2010. Participaram do projeto piloto seis unidades: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Faculdade de Educação Física, Faculdade de Engenharia Mecânica, Instituto de Química e Instituto de Economia.

O novo sistema permite, além da inscrição do candidato via web, o aceite da orientação pelos orientadores, o acompanhamento e aprovação dos candidatos pelos coordenadores e também a matrícula do aluno no curso desejado.

As unidades não precisam utilizar integralmente o novo sistema de ingresso, porém devem registrar os candidatos inscritos, aprová-los, e também efetuar a matrícula dos alunos através deste novo sistema. O sistema permite a extração de todos os documentos que devem ser entregues aos alunos ou que devem ser armazenados na documentação do mesmo. Desta maneira, será possível desativar do sistema legado (CICS) a digitação dos inscritos/matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado em 01/05/2010.

Tomando por base dados de março de 2010, foram realizadas 2.709 matrículas em programas de mestrado e doutorado, sendo que 376 inscrições, cerca de 14% do total, já foram feitas utilizando o novo sistema no projeto piloto.

São os seguintes os módulos oferecidos pelo sistema de ingresso via Web:

• Configurações iniciais: cadastrar documentos para matrícula em curso, oferecer cursos, configurar a ficha especifica
  • Inscrição em curso (pelo candidato ou pelo usuário autorizado)
  • Acompanhamento de Inscrições: recebimento de documentos, consulta de inscritos/inscrições, indeferimento de inscrições
  • Orientação: inserir orientador, registrar aceite de orientação, imprimir a declaração de aceite
  • Identificação de reingressantes
  • Aprovação: registrar aprovação, geração/impressão da lista de aprovados, impressão do parecer de admissão em curso, carta de aceitação na vaga estrangeiros)
  • Matrícula: efetuar matrícula, impressão de senha, declaração de matrícula, ficha cadastral, atualização de dados de estrangeiros
  • Extração de dados: extração de dados de candidatos inscritos e aprovados/matriculados
  • Inserção/obtenção de fotos de alunos
  • Histórico Escolar

Este é o primeiro de uma série de módulos que irão compor o novo sistema de gestão acadêmica da Unicamp (SIGA), o qual irá permitir que novos recursos e novas funcionalidades sejam agregadas, trazendo melhorias significativas para os usuários nos próximos anos.