CCUEC amplia raio de cobertura da rede Wireless Unicamp

Serviço de Rede sem Fio da Unicamp completa um ano e está sendo ampliado

Por Rachel Paschoalino e Thiago Rodines

No dia 15 de abril de 2010, o serviço de redes sem fio da Unicamp completou um ano de funcionamento. Este serviço, oferece em espaços abertos e de convívio, acesso sem fio autenticado com senha para usuários da comunidade universitária. A infraestrutura inicial compreendeu 14 pontos de acesso (APs) instalados na região externa do Ciclo Básico, além de duas controladoras de rede sem fio e dois outros servidores que realizam o serviço de autenticação, autorização e contabilização de acessos. Por meio desta rede o usuário tem acesso a serviços de navegação web, FTP, e-mail, redes virtuais privativas (VPN) e conexões remotas criptografadas.

O acesso à rede é feito com a mesma identificação corporativa que o usuário utiliza para validar o acesso a outros sistemas corporativos da Unicamp, o que evita a necessidade de novo cadastro e nova senha. Este serviço de autenticação com senha única é provido pelo sistema de segurança (SiSe), mantido pelo CCUEC, e vem sendo gradativamente ampliado para atender outros sistemas corporativos.

Até agora a rede sem fio Unicamp já foi utilizada por 2.531 usuários, registrando um total de 56.931 acessos desde sua entrada em funcionamento. Os pontos de acesso localizados no Ciclo Básico I e Biblioteca Central, por apresentarem uma maior concentração de alunos, têm registrado os maiores índices de uso. Planeja-se para breve a disponibilização de novas formas de uso e de autenticação na rede, as quais deverão facilitar ainda mais o acesso e aumentar estas estatísticas de uso.

Ampliação da área de cobertura

A ampliação da área de cobertura da rede sem fio será feita com a instalação adicional de 20 pontos de acesso que já estão sendo distribuídos em diversas regiões do campus, conforme as condições de infraestrutura e de usuários a serem atendidos. Dois novos pontos já estão em operação na área da Praça da Bandeira e em breve outros serão ativados.

Desta forma, o CCUEC pretende ampliar o alcance e a utilização da rede sem fio, permitindo que os usuários tenham acesso à Internet e aos serviços da Universidade em vários pontos de convívio do campus.
Para saber mais sobre este serviço e como utilizá-lo, consulte as orientações.