Orientações e boas práticas para o serviço de backup

Introdução

A fim de melhorar a  qualidade e utilização do serviço de backup, a DOPER busca por meio deste a divulgação de boas práticas até então constatadas. 

Objetos do backup

É preferível que o usuário/administrador opte por nomear caminhos de pastas a serem copiadas de forma breve e simplificada, evitando o uso de espaços ou caracteres especiais.
Sugerimos, na medida do possível, que pastas tenham tamanho máximo de 100 GB para evitar a realização de backup de pastas com grandes volumes, economizando assim recursos computacionais e viabilizando o sucesso da execução do backup, uma vez que, na ocorrência de erros durante o processo de backup evita-se que sejam perdidos grandes volumes copiados.

Arquivos de Configuração

Recomenda-se ao usuário/administrador que, periodicamente audite suas informações como configurações do Backup Client e File Set a serem copiados.
Com o intuito de alertar os usuários para tais conformidades será enviado bimestralmente para todos um e-mail contendo as informações de configurações do Backup Client e File Set para que sejam auditados e aprovados pelo usuário.

Em caso de qualquer mudança nas configurações ou pastas é preciso que informe previamente à DOPER para atualização das mesmas.

Recuperação de dados

O usuário tem autonomia para esse procedimento, portanto o mesmo poderá fazê-lo através da interface gráfica do Webacula ou mediante comunicação ou solicitação à DOPER.

Acompanhamento do backup

Faz-se necessário o acompanhamento do backup pelo usuário/administrador para que sejam detectados quaisquer tipos de erros ou inconsistências nos processos de cópia, seja por problemas de transmissão, firewall, alterações em hostname, senhas, nomes das pastas e integridade dos arquivos.  Caso seja detectado falha no processo de cópia do backup o usuário/administrador deverá comunicar à DOPER para resolução do problema de forma rápida, a fim de evitar que o usuário fique sem cópias de segurança dos seus dados.

Retenção dos dados

O CCUEC oferece uma retenção padrão para todos os clientes que fazem uso da solução de backup corporativo. Os dados por padrão são armazenados por 90 dias. Em sua primeira execução sempre é realizado um backup completo dos dados do cliente. Diariamente é executado um backup incremental dos dados com base no último backup executado. A cada 2 meses é executado um novo backup completo dos dados. Depois de 90 dias os dados são excluídos automaticamente do backup.

Caso a unidade precise de uma rotina customizada diferente do padrão executado, será avaliado a possibilidade desse armazenamento e acordado por ambas as partes o tempo de retenção e como será executado a rotina de backups.