Instalação de Switches na Infraestrutura da Nuvem Unicamp

Data de publicação

O CCUEC concluiu em fevereiro de 2022 um projeto voltado à instalação de novos switches na infraestrutura da Nuvem da Unicamp. Os switches são aparelhos de interconexão que atuam ligando diversos computadores à rede, tendo a capacidade de aumentar o seu desempenho e evitar a colisão de dados. 

Este projeto buscou melhorar a resiliência entre as redes e para isto foram instalados e configurados novos equipamentos e cabeamentos, separando as redes de clientes (front-end) e de infraestrutura (back-end) do sistema de armazenamento. Essa solução foi validada com a equipe de engenharia da empresa DELL, fabricante dos switches, e com a empresa Huawei, que auxiliou na elaboração do plano de rollout/rollback, que consiste na migração para uma nova tecnologia e encerramento deste processo.

Com a nova solução, uma parte dos cabos da rede foram redirecionados e estão ligados a novos switches, possibilitando o isolamento físico das redes front-end e back-end, aderindo assim aos padrões de mercado, o que facilitará futuras incorporações de novas tecnologias.
 

switches

Equipamento da Nuvem Unicamp