Migração dos e-mails corporativos para a ferramenta Google Workspace

Data de publicação

O CCUEC, através do projeto PLANES UNICAMP, concluiu em março de 2021 o processo de migração dos e-mails corporativos para a ferramenta Google Workspace (antigo G Suite). Foram migrados os domínios de e-mail @dac, @unicamp, @unidades.unicamp.br que estão sob a responsabilidade do CCUEC, além dos domínios de e-mail dos órgãos da administração central. 

Iniciado em 2018 e amparado pela Deliberação CAD-A-005/2018, que fixou as diretrizes para a migração, este projeto passou por várias etapas até a sua finalização, tais como: estudos e testes das ferramentas, desenvolvimento de aplicações, preparação da infraestrutura e realização de um projeto piloto baseado na migração do domínio CCUEC. 

Dentre os principais benefícios trazidos por esta solução estão: a centralização da administração de e-mails das unidades e órgãos, a desoneração dos profissionais de TIC das unidades das atividades locais de administração de e-mails, redução de Spam, armazenamento ilimitado, além da facilidade de uso das ferramentas colaborativas disponibilizadas pelo Google. Adicionalmente, a Unicamp contratou 4700 licenças Enterprise do Google, para atender as demandas de gravação e reuniões com mais de 100 participantes.

A migração dos domínios foi obrigatória para as unidades administrativas vinculadas à Reitoria, os centros e os núcleos. Já para as unidades de ensino e pesquisa não houve essa obrigatoriedade, as unidades que migraram o fizeram de forma voluntária. O processo de migração contou também com o envolvimento dos responsáveis pelos respectivos domínios e foi realizado de forma conjunta com os administradores das unidades.

Foram migrados 90,22% dos domínios, sendo:

  • 72% dos domínios das unidades de ensino e pesquisa;
  • 100% dos domínios dos centros e núcleos;
  • 96,23% dos domínios dos órgão administrativos.