Nuvem Computacional Unicamp

A Nuvem Computacional Unicamp nasce com o objetivo de entregar aos usuários recursos computacionais, como servidores virtuais, volumes de disco e redes, seguindo o modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS). Esses recursos estarão centralizados, sob a administração do Centro de Computação (CCUEC), e inicialmente instalados em dois datacenters localizados no campus principal da Unicamp. Essa redundância de datacenters visa propiciar alta disponibilidade ao ambiente, que fica assim menos sujeito a interrupções no seu funcionamento em eventuais incidentes.

A Nuvem Computacional apresenta diversos ganhos, com destaque para o melhor aproveitamento dos recursos computacionais, como servidores e dispositivos de armazenamento. Com menos recursos ociosos, é reduzida a necessidade de aquisição de expansões e migrações, o que leva à redução de custos obtida através da economia de energia elétrica, espaço e refrigeração.

Novos recursos, como servidores virtuais e volumes de disco, são criados rapidamente pelo usuário, utilizando serviço de auto-atendimento. Desta forma, ganha-se em eficiência, reduzindo consideravelmente a sobrecarga administrativa, processos lentos e complexos de aquisição de equipamentos, instalação, manutenção e contratos. O ganho administrativo representa também um aumento de produtividade, visto que os recursos para as diversas finalidades estarão disponíveis de forma quase que imediata.

O software Apache CloudStack, que é uma solução livre e gratuita, foi escolhido pela universidade para formar a base da Nuvem Computacional. O CloudStack possui uma ampla base de usuários, distribuídos por empresas públicas e privadas, instituições de ensino e muitas outras. Possui uma estrutura simples, o que simplifica sua implantação e administração.

O software Apache CloudStack permite uma escalabilidade massiva da estrutura de nuvem, atualizações simplificadas, suporte a diversas tecnologias de virtualização e armazenamento e, por fim, permite integração com outras nuvens. Na UNICAMP, o software foi configurado para se integrar à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) da Rede Nacional da Pesquisa (RNP), o que permitirá liberar recursos de computação a usuários das instituições associadas.

Com a chegada de novos equipamentos de computação e armazenamento, assim como uma nova infraestrutura de rede com velocidade de 10 Gigabits, permitirá que mais unidades comecem a utilizar sistemas em produção, viabilizando também seu uso no ensino e pesquisa.

O acesso à infraestrutura da Nuvem Computacional Unicamp pode ser feito através do Portal Nuvem Unicamp.