Seu browser pode ajudar a evitar sites maliciosos e fraudes na Internet

Data de publicação

Por Rubens Queiroz de Almeida

Com a crescente popularização da Internet ocorrida nos últimos anos, proliferam sites falsos, que visam enganar as pessoas e, de alguma forma, fazer com que elas forneçam informações confidenciais a seu respeito. Estas informações, por sua vez, podem ser usadas para realizar transferências ilícitas de recursos, chantagens, extorsões e diversos outros crimes.

Estes sites falsos guardam uma grande semelhança com os sites originais e, para novatos ou pessoas sem experiência em Internet, são extremamente convincentes. Felizmente existem extensões que podem ser instaladas em browsers web, que permitem identificar e alertar sobre os perigos destes sites.

A extensão FlagFox pode ser instalada no browser Firefox e exibe, na barra de navegação do browser, o ícone de uma pequena bandeira identificando o país em que o servidor acessado se encontra. Por exemplo, ao visitar o site da Unicamp, a bandeira exibida deve ser a brasileira, como podemos ver pela figura abaixo:

 

Ao se posicionar o mouse sobre a bandeira, é exibida uma janela contendo informações adicionais sobre o servidor, como o seu número de endereçamento na Internet (número IP), seu nome (www.unicamp.br) e sua localização (Brasil.

 

A exibição da bandeira de um outro país pode constituir um sinal de alerta. Sites de bancos, órgãos governamentais, tanto na esfera municipal, estadual ou federal, geralmente residem em servidores próprios, localizados no Brasil. Uma indicação de localização diferente para estes casos é um sinal de alerta que não deve ser ignorado.

Mas a extensão não oferece apenas este serviço. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre a bandeira, é exibido um menu que nos dá acesso a uma série de outras informações e serviços importantes:

 

Este menu pode ser configurado segundo suas preferências pessoais. Note na figura acima, ao final, o item Opções. Ao clicar sobre esta opção, aparece a janela abaixo:

 

Como podemos ver, existem diversos serviços disponíveis e que não aparecem no menu da extensão. A extensão FlagFox, através deste menu, entra em contato com diversos outros serviços que podem nos dar mais informações sobre os sites visitados. Cabe ao usuário avaliar e ativar ou desativar os serviços disponíveis conforme sua conveniência.

Dentre as opções disponíveis, cabe destacar o serviço Geotool. Esta opção fornece informações detalhadas sobre a localização do servidor, nome do provedor através do qual este servidor se conecta à Internet (ISP) bem como um mapa do Google apontando para sua localização. Esta é a ação padrão desta extensão. Ao se clicar sobre a bandeira do país o browser abre a página do site Geotool contendo as informações do servidor web.

 

A funcionalidade de identificação da localização de um servidor, por si só, não constitui uma garantia da idoneidade de um site. A extensão FlagFox integra, de forma muito inteligente, diversos outros serviços existentes na Web, como o encurtador de urls Bit.ly, o tradutor do Google e muitos outros.

Voltando à questão da segurança, uma vez identificado um site suspeito, podemos usar o serviço WOT, acrônimo para Web of Trust (Teia de confiança), também disponibilizado pelo menu do FlagFox. Ao escolhermos esta opção, será aberta uma nova janela exibindo as informações armazenadas no serviço WOT sobre a credibilidade do website em questão. Este serviço é mantido por uma grande comunidade, já tendo analisado mais de 31 milhões de sites e recebido quase 12 milhões de comentários.

Mas o serviço WOT pode ser bem mais útil e fácil de usar. Na próxima edição do BITI abordaremos em mais detalhes a extensão WOT para Firefox que, juntamente com FlagFox, pode aumentar significativamente a segurança de navegação e uso de serviços hospedados na Web.

Tópicos da notícia