Serviço de videoconferência do CCUEC viabiliza participação remota de professor do MIT em banca de doutorado do IA

Por Alexandre Arroyo e Magali Barcelos

No dia 22 de fevereiro o serviço de videoconferência do CCUEC realizou a transmissão, por videoconferência e pela Web, da defesa de tese de Raquel Zarattini Chebabi, do Instituto de Artes da Unicamp.

Participaram da banca os professores José Armando Valente (orientador, Unicamp), Hermes Renato Hildebrand (Unicamp), Lucia Helena Reily (Unicamp), Klaus Schlünzen Junior (Unesp) e Leo Burd (MIT - Massachusetts Institute of Technology). A videoconferência foi realizada com o MIT, na cidade de Cambridge, Massachusetts, onde se encontrava o Prof. Leo Burd, do MIT Media Lab, que participou remotamente da defesa de tese.

Além da transmissão da defesa de tese por videoconferência, o evento foi gravado em DVD e transmitido via internet para os convidados que se encontravam no mini-auditório do CCUEC e para a cidade de Sud Mennucci, em São Paulo. O projeto de doutorado foi conduzido pela pesquisadora nesta cidade e a população foi convidada a assistir à defesa de tese em uma sala interativa do município. A transmissão foi feita por meio do serviço de transmissão de eventos ao vivo via web oferecido pelo CCUEC.

O novo equipamento de videoconferência adquirido pelo CCUEC, modelo Polycom HDX 7002 XLP, permite a conexão com até três localidades remotas. Entre os usuários atendidos por esse serviço nos últimos meses estão profissionais da Agência de Inovação da Unicamp (Inova) e professores do IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica), FEM (Faculdade de Engenharia Mecânica), IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), CBMEG (Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética) e IE (Instituto de Economia).

Para obter mais informações sobre como solicitar o serviço de videoconferência do CCUEC acesse o site exclusivo do serviço.