Técnicos de TIC trocam experiências com colegas de outras universidades no Geinfo 2010

A USP promove anualmente um encontro de seus profissionais de informática, com o objetivo de disseminar as novas tecnologias, promover o conhecimento e oferecer aos participantes a oportunidade de discutir temas atuais e tendências nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC). Em 2010, a 9ª edição do GEINFO (Encontro de Gestão da Informação) foi realizada na cidade de Águas de Lindoia, entre os dias 12 e 14 de setembro.

A Unicamp tem participado consistentemente do evento desde sua 6ª edição (2007) e a cada ano que passa tem contribuído mais na apresentação de casos de interesse da comunidade e na organização geral do encontro, com propostas e implementação de cursos e palestras.

Neste ano, o evento foi dividido em três áreas distintas:

• Infraestrutura: direcionado aos participantes que tenham como atividade principal a rede de dados, telecomunicações e microinformática.
  • Desenvolvimento: direcionado aos participantes que trabalhem com o desenvolvimento de soluções de softwares para suas unidades.
  • Gestão: direcionado aos participantes que façam gestão de pessoas, sistemas, servidores e projetos.

Na solenidade de abertura do evento, representando a Unicamp, esteve presente o Prof. Marco Aurélio Amaral Henriques, Coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp. Como palestrantes, estiveram presentes Rubens Queiroz de Almeida, do CCUEC, que ministrou a palestra de abertura do evento, com o tema Entendendo a Comunicação Humana. O Prof. Hans Kurt Edmund Liesenberg, diretor do Instituto de Computação da Unicamp, apresentou a palestra Usabilidade e Acessibilidade em Sistemas de Informação. A Profª.Gláucia Maria Pastore, diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos, apresentou a palestra Alimentos Funcionais e Saúde.

A Unicamp apresentou este ano dois cases no evento. Edmilson Bellini Chiavegatto e Newton Pereira Amusquivar, ambos do CCUEC, apresentaram o sistema CCProject, utilizado para gestão de projetos. Sílvio Henrique Torro Martins, também do CCUEC, apresentou o case Sistema de Informações Gerenciais -- Refeições (SmartCard).

Na seção de pôsters, Marilda Mandelli Martins, Elenice Brito de Lara Romeu e Ricardo Andreatto, do CAISM, apresentaram o pôster Rastreabilidade de Medicamentos. Marilea Salvador Milaré, Maria Eliza Gonçalves Michielin, Joseane Cristina Neves Narezzi e Odete de Freitas Ferreira, do Hemocentro da Unicamp, apresentaram o pôster Sistema Informatizado do Ambulatório de Hematologia.

Em 2009, dentre os cinco painéis apresentados pela Unicamp, aquele intitulado Prontuário on line do paciente e apresentado por Elenice Brito de Lara Romeu, Josemar Rodrigues de Andrade, Maria Helena Ganselli Caram, Reinaldo Curcio, Ricardo Andreatto, Vinicius Victor Gongora, Márcia Guadagnini e pela diretora do Serviço de Informática, Marilda Mandelli Martins, todos do CAISM, foi premiado como o melhor painel do encontro.

Desde que foi iniciada a participação da Unicamp no GeInfo, os técnicos tem avaliado como extremamente positiva esta oportunidade de integração com seus pares de outras universidades, uma vez que ela permite que sejam discutidas idéias e experiências de cada um na solução dos problemas de TIC que acabam sendo bastante similares entre os diversos órgãos participantes. Entre os resultados concretos decorrentes desta participação pode ser citada a organização de um encontro específico entre técnicos do CCUEC e da DGA (Unicamp) com técnicos do Departamento de Informática da USP para discussão de questões voltadas para a melhoria dos sistemas de informação corporativos.

A cada ano, desde 2007, a Unicamp tem enviado um número crescente de técnicos para participar do evento. Neste ano tivemos a maior participação até hoje, com a presença de 32 técnicos dentre um total de aproximadamente 300 participantes no evento. Mesmo assim ainda é pequeno o número de participantes da Unicamp e, para atenuar um pouco este problema, está planejada a realização de algumas oficinas com o objetivo de permitir que os técnicos que compareceram ao evento possam repassar parte do que vivenciaram para aqueles que não puderam comparecer. Fique atento para os anúncios destas oficinas.

Os recursos para financiar a participação dos técnicos foram providos parcialmente pela AFPU/Unicamp e parcialmente pelo próprio órgão de lotação do técnico. Em 2010 o GEINFO também teve o patrocínio de empresas como Itautec, DELL, HP e outras, que expuseram seus produtos na Feira de Informática High TEC. A empresa Sualtech, responsável pela solução de cartão inteligente em uso na Unicamp, forneceu, instalou e operou um novo sistema de registro de participação dos técnicos nas diversas atividades do evento, facilitando assim o trabalho de emissão de certificados.

Clique aqui e saiba mais sobre o GEINFO 2010.