Assinado o contrato para desenvolvimento de novos módulos do sistema de gestão acadêmica SIGA

Assinado o contrato para desenvolvimento de novos módulos do sistema, entre eles o cadastro de alunos (CadAluno) e matrículas em disciplinas (Matricular)

No dia 14 de junho de 2010, foi assinado um contrato com a empresa PDCase Informática LTDA, cujo objeto é a contratação de seis mil pontos de função (*) a serem aplicados no desenvolvimento de funcionalidades do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) e suas respectivas interações com os processos e demais sistemas da UNICAMP.

Inicialmente, serão desenvolvidos dois módulos para o sistema de gestão acadêmica da Unicamp: o cadastro de alunos (CadAluno) e matrículas em disciplinas (Matricular). O módulo CadAluno irá permitir que o próprio aluno realize a atualização de seus dados cadastrais de uma forma mais eficiente, confiável e completa. Já o módulo Matricular, um dos maiores a serem desenvolvidos neste contrato, cobrirá várias etapas do processo de matrícula, como o requerimento de matrícula em disciplinas de escolha do aluno, adequação de matrícula, que é o processo por meio do qual o coordenador pode analisar e ajustar as matrículas realizadas no período letivo, incluindo disciplinas que o aluno tenha solicitado e não tenha conseguido, liberando pedidos de autorização pendentes, modificando número de vagas em disciplinas, entre outros ajustes. Este módulo irá contemplar também a alteração de matrícula, que é o processo por meio do qual o aluno pode modificar sua matrícula original, acrescentando ou removendo disciplinas conforme permitido pelos regimentos. Tanto o cadastro de alunos como o processo de matricular em disciplinas são resultado de uma revisão dos processos atuais de trabalho e deverão tornar mais simples e intuitiva a forma de os alunos e docentes se relacionarem com o sistema acadêmico. Tais processos tem sido analisados e melhorias tem sido propostas em conjunto com a Diretoria Acadêmica (DAC) e vários coordenadores de graduação e de pós-graduação.

O planejamento realizado para este contrato visa priorizar as transações de aluno, seguindo o fluxo do processo desde seu ingresso até sua formação. Estão previstos módulos para gerenciamento de notas e frequência, acompanhamento da evolução do aluno, tratamento do projeto de conclusão e formação do aluno.

O presente contrato, no valor de R$ 2.000.000,00, terá duração de trinta meses, devendo ser concluído no final de 2012.

(*) Ponto de função é uma métrica para projetos de desenvolvimento de software que tem por objetivo tornar a medição independente da tecnologia utilizada para a construção do software, ou seja, busca-se medir o que o software faz e não como ele foi construído. São considerados para cálculo itens como, por exemplo, quantidade de arquivos envolvidos, quantidade de telas e relatórios, acessos a banco de dados etc.