|
|
 |
ELEMENTOS DO DESIGN WEB - Imagens
- são compostas de linhas e curvas definidas matematicamente chamadas vetores.
- Imagens criadas com programas como Corel Draw e Adobe ilustrator.
- Uma figura desenhadas em um programa vetorial pode ser movida, redimensionada ou rotacionada como um objeto independente, isto porque o programa retém a definição da figura matematicamente.
- Programas baseados em vetores funcionam melhor para textos e outros formatos que requerem suas bordas sem serrilhas.
- Os computadores geram dois tipos básicos de imagens: vector - vetoriais e raster - matriciais
- São compostas de uma grade ou matriz de pequenos quadrados, chamados pixels.
- Imagens criadas por programas como Adobe Photoshop e Corel Photopaint.
- Uma figura desenhada em um programa matricial é composta de um grupo de pixels em uma localização particular, que cria a aparência de uma figura.
- Para editar uma imagem raster, você edita um grupo de pixels ao invés de um objeto definido matematicamente.
- Imagens matriciais ou baseadas em pixels são utilizadas geralmente para processar imagens fotográficas ou imagens criadas em um programa de pintura.
- O pixel picture element, é a menor unidade de uma imagem disponível para processamento. Um pixel tem duas características distintas:
- Tem sua posição relativa a outros pixels na imagem
- Tem uma capacidade de cores que nós medimos em bits
Tamanho do pixel
- O tamanho do pixel é completamente relativo.
- Perguntar quão largo é um pixel é comparado a questionar quão larga é uma fatia de pizza isto depende de quantas fatias tem a pizza toda.
Quantificar pixels
- A melhor forma de quantificar pixels em uma imagem é através de sua resolução.
- Esta fracional quantidade é usualmente expressada em pixels por polegada.
Resolução
- A resolução nos mostra quantos pixels estão em uma polegada.
- Se conhecemos a dimensão de uma imagem largura - width e altura - height, podemos precisamente dizer quantos pixels há em uma imagem.
- Os pixels tem um formato quadrado.
Existem diversas formas de adquirirmos imagens para um programa de processamento de imagens. A técnica mais utilizada para aquisição de uma imagem é a partir do scanner
- Podemos utilizar um scanner ou importar um desenho vetorial de um programa como o CorelDraw.
- As imagens também podem vir de uma câmera digital ou de um PhotoCD.
- Para realizar a digitalização da imagem usando o scanner, é necessário escolher alguns parâmetros que afetarão a qualidade e a usabilidade da imagem digital:
- Atribuir a resolução da imagem, baseada na quantidade desejada do arquivo final de saída.
- Definir a área da imagem que se pretente scanear
- Determinar o número de cores conforme a aplicação da imagem
- Configurar, se necessário, a utilização de um filtro de correção
Imagine a foto de uma paisagem com uma pessoa em primeiro plano. Para realçar a pessoa em relação à paisagem, podemos selecionar a área da pessoa e aplicar um filtro de realce, diferenciando-a do fundo.
- Quando editamos uma imagem, fazemos a seleção de partes deste grupo de pixels, permitindo que somente essa área seja afetada.
- As áreas que estão fora da seleção são protegidas das modificações.
- Uma imagem matricial é basicamente um agrupamento de pixels - pontos
Formas de seleção:
- por formato - retangular, circular, mão livre, poligonal
- por cores e
- por tamanho.
A utilização da técnica de seleção depende da composição da imagem e da forma do objeto que se deseja selecionar.
Este processo consiste em selecionar regiões e dividí-las de forma a obter elementos separados em camadas. Isolando as partes de uma imagem em camadas (layers), para editá-las como imagens discretas, permitindo flexibilidade na edição e no processamento da imagem.
- Na segmentação procura-se dividir os elementos uns dos outros e do fundo.
- Layers ou camadas são recursos importantes disponíveis nos principais programas de processamento de imagens.
- A separação dos elementos da imagem através de layers, possibilita que efeitos, filtros e ajustes sejam realizados somente no layer.
- Os layers permitem operações de ordenação, soma, deleção, visualização e seleção especial.
Máscara
- Forma de isolar e manipular partes da imagem.
- A máscara é como um stencil: a porção recortada da máscara pode ser alterada, mas a área ao redor está protegida das modificações.
- Podemos criar máscaras temporárias para usos repetidos.
- Como regra geral, é uma boa idéia salvar a máscara se você planeja trabalhar com uma área específica da imagem mais de uma vez.
Um dos recursos mais importantes no processamento de imagens é a utilização dos filtros. Os filtros de forma geral podem ser aplicados a toda a imagem, a uma seleção, a uma camada ou seleção.
- Filtros - são algoritmos matemáticos aplicados na matriz da imagem, possibilitando desde ajustes até efeitos especiais sobre a imagem, layer ou área selecionada.
- Filtros de ajustes - melhora as condições de brilho, contraste, inversão, equalização do histograma, equilíbrio de cores, ajustes de cores, saturação, e outros.
- Filtros de correção - corrigir defeitos, como os ruídos e riscos na imagem. Entre as filtros mais utilizados para correção estão: mediana, convolução, filtro de passa alta e filtro de passa alta.
- Filtros artísticos - Usando esta categoria de filtros, podemos por exemplo transformar a imagem em uma pintura óleo sobre tela, ou acrescentar raios de luz. podemos citar: Lápis de cera, Aquarela, Pincel, Fresco, Marca dágua, Cristalização, Fragmentação, Esférico, Zig-zag e muitos outros.
- Filtros de realce - destinam-se ao aumento da nitidez da imagem. Estes filtros consistem da agudização das transições entre uma cor e outra, resultando em pixels com maior diferença de intensidade. Embora este filtro não possa corrigir fotografias desfocadas antes da digitalização, podem ser corrigidos alguns problemas de degradação.
- Filtros de suavização - reduzem a diferença entre um pixel e seus vizinhos criando um efeito desfocado na imagem. Aplicando estes filtros na imagem, layer ou área selecionada, obtemos uma imagem com menor nitidez, com aspecto borrado.
- Efeitos especiais - são filtros que produzem efeitos como sombra, neon, sombra em perspectiva, relevos e chanfros, entre outros. São muito úteis para a produção de imagens com qualidade e arte.
- A edição da imagem permite remover, acrescentar ou modificar detalhes de uma imagem com ferramentas de edição e pintura.
- Os recursos de transformação permitem mover, girar, torcer, escalar e aplicar perspectiva a um objeto ou imagem inteira.
- Para editar uma imagem, há ferramentas e recursos que possibilitam retoques em pequenas áreas, aplicando o efeito exatamente onde desejamos.
Ferramentas e recursos utilizados na edição da imagem
- ferramentas de filtragem
- sobreposição,
- duplicação e
- cópia de imagens
As principais técnicas de pintura e desenho geralmente são incorporadas aos programas de processamento de imagens, possibilitando o uso de canetas, pincéis de diferentes pontas, borrachas, linhas, curvas, preenchimento de áreas e degradês, transportando as ferramentas da prancheta para o computador.
-----------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS
Sintaxe da linguagem visual, Donis A. Dondis, Martins Fontes
|