![]() |
|
ELEMENTOS DO DESIGN WEB - Formatos de arquivos de imagens Arquivos de armazenamento de imagens podem ser classificados em função do tipo de imagem armazenada e seu modo de exibição. Existem duas grandes categorias de imagens: as de formato raster e as de formato vector.
Uma matriz retangular de pontos coloridos (pixels) que quando observados a uma distância apropriada, apresentam uma aceitável representação da realidade, como numa fotografia. As imagens raster são normalmente armazenadas em arquivos cujas extensões .BMP, .TIF, .TGA, .JPG, .GIF, etc são indicadoras do tipo de formatação utilizado. A qualidade de uma imagem raster é definida por duas variáveis:
Imagens raster - são armazenadas sob a forma digital através de uma sequência numérica que identifica a cor de cada um de seus pontos. Dependendo da quantidade de cores da imagem e do seu tamanho essa sequência será maior ou menor. Se a imagem possuir apenas duas cores será necessário apenas um bit para identificação de cor. Entretanto, desejando-se definir-se pontos a partir de uma coletânea de 16.777.215 cores disponíveis, serão necessários 24 bits para a identificação cada ponto.
Imagens raster podem ser obtidas de diversas maneiras:
A maioria dos computadores atuais utilizam a tecnologia raster para o armazenamento e processamento das imagens que se apresentam ao usuário. Os modos mais comuns de resoluções disponíveis atualmente em computadores pessoais (PC) são:
Modificações no conteúdo do espaço de memória da controladora de vídeo se traduzem em imediata modificação da cor do pixel correspondente na tela. Manipulando adequadamente estes valores e suas posições é possível apresentar imagens estáticas ou em movimento na tela do computador.
Uma representação esquemática da realidade, formada a partir do desenho sucessivo de inúmeras linhas de cores variáveis. Estas linhas, ou vetores, podem, de maneira simplificada, descrever uma realidade complexa, da mesma maneira que uma planta de engenharia pode respesentar, de maneira simplificada, uma ponte. Imagens Vetoriais - São imagens resultantes de equações matemáticas que descrevem objetos em um espaço bi ou tridimensional, definido pelos eixos x, y e z. Um modelo vetorial, bi ou tridimensional é normalmente uma coletânea de dados necessários às funções e operações matemáticas produzirem um determinado objeto geométrico Texturização - outra forma de se visualizar modelos vetoriais tridimensionais, que cria imagens matriciais a partir da renderização de vistas dos modelos virtuais. As superfícies do objeto virtual podem ser preenchidas com cores, sombras e texturas. Pode-se ainda aplicar imagens bidimensionais às superfícies do modelo vetorial, através de uma operação denominada mapeamento.
O formato GIF usa um algoritmo de compressão denominado Lempel-Ziv-Welch ou LZW. Este modelo de compressão é sem perdas, o que significa que a imagem descomprimida resultante tem a mesma aparência do original. LZW - técnica de compressão de dados que leva o sobrenome de seus criadores. É o algoritmo usado para compactar os arquivos de imagens GIF. A patente pertence a UNISYS, que em 1995 anunciou cobrar licença pelo uso das imagens GIF. Desenvolvida pela compuserve que apoiada pela comunidade Internáuta fez a UNISYS recuar
Imagens GIF também são capazes de definirem uma ou mais de suas cores como transparentes, de tal forma que quando o GIF é colocado sobre outra imagem, podemos visualizar esta imagem através das áreas definidas como transparentes.
chroma-key - a color-based matting (overlay) system that drops all areas of a selected color (usually blue) out of the foreground image, an substitutes instead the corresponding areas of a second image.
JPEG (Joint Photographic Experts Group) é usado geralmente para apresentar fotografias e outras imagens de tons contínuos em documentos HTML (HyperText Markup Language) na web e outros serviços online.
Na maioria dos casos, a opção de máxima qualidade produz um resultado quase idêntico a imagem original. Este é um processo com perdas, logo alguma informação é sempre perdida na compressão. Uma vez comprimida com JPEG, mesmo usando as configurações de maior qualidade, a imagem não será idêntica à versão RGB original. Pode parecer a mesma, porque os olhos não conseguem ver a diferença, mas o arquivo é menor. |
||||||||||||||||||||||||||
© 2002 Centro de Computação da Unicamp apoio@ccuec.unicamp.br
o treinamento | referências| dicas webpro