1|2|3|4|5|6|7|8|9|10|11|12|13|14|15|16|17|18|19|20

Criando páginas a partir de modelos

O modelo que criamos será a base para as demais páginas do site, onde será alterada apenas a região editável que denominamos de conteudo. Ao criar uma nova página a partir de um modelo é possível definir se ela permanecerá anexada ao modelo. Definindo essa opção, quando o modelo for alterado, todas as páginas anexadas a ele serão atualizadas.

A primeira página que criaremos a partir do modelo será a página inicial do nosso site denominada index.html. Na barra de menus escolha Arquivo > Novo, escolha a guia Modelos (1), serão exibidos os sites e modelos existentes, escolha o site Bioderm (2) e o modelo bioderm_modelo (3).
Mantenha a opção atualizar a página quando o modelo for alterado (4), dessa forma, ao atualizar o modelo, todos os documentos criados a partir dele serão atualizados.
Clique no botão Criar.

Salve o documento com o nome de index.html, na pasta raíz do site.

Criando a página inicial do site

Na página index.html temos então uma tabela com 3 linhas e uma coluna. A 1ª e 3ª linhas da tabela estão bloqueadas pois serão elementos fixos em todas as páginas do site, vamos trabalhar na segunda linha da tabela, que é uma região editável.

• Posicione o cursor na segunda linha da tabela e crie uma nova tabela dentro dessa linha: Painel Inserir Comuns > Inserir tabela, ou barra de menus Inserir > Tabela. A nova tabela terá as seguintes propriedades: 2 linhas, 2 colunas, largura de 760 pixels, preenchimento da célula = 0, espaçamento entre as células = 0 e borda = 0.
  • Defina a largura de cada coluna da tabela, selecione a primeira coluna e no campo L do Inspetor de propriedades digite 350, agora selecione a segunda coluna da tabela e no campo L do Inspetor de propriedades digite 410.
  • Na primeira célula da tabela insira a imagem foto1_home.gif (armazenada na pasta imagens)

• Na segunda célula da tabela insira a imagem foto2_home.gif (armazenada na pasta imagens)

• Na terceira célula da tabela insira a imagem foto3_home.gif (armazenada na pasta imagens)

• Na quarta célula da tabela insira a imagem foto4_home.gif (armazenada na pasta imagens)

Salve novamente essa página como index.html e em seguida feche-a.

Na barra de menus, selecione Arquivo > Salvar como. Salve com o nome de index.html na pasta raíz do site. Feche o documento.

Tecle F12 para visualizar a página no navegador.

Obs.: Clicando na Barra de menus: Arquivo > Verificar a página > Verificar Links, é possível testar se os links estão Ok.