Marcelo Araújo Franco
Mestre em Educação, Unicamp - 1996
Analista de Suporte - Gerencia de Desenvolvimento Tecnológico, CCUEC

marcelo@ccuec.unicamp.br

Estamos em uma era onde a cada momento surgem inúmeras especializações e infinitas informações. A capacidade humana está distante de poder abarcar todo o saber elaborado. O homem formado com a expectativa de encontrar cada vez mais certezas e estabilidades, se vê entremeado pelo caos e pela insegurança de uma vida fragmentada.

Hoje a sociedade solicita um homem que saiba trafegar não só pelos meandros de uma área específica, mas que também não se inibe com a incerteza e velocidade das transformações da técnica. O mundo contemporâneo tornou-se totalmente globalizado e altamente tecnificado, fazendo surgir uma competição quase selvagem entre as nações que demanda cada vez mais apenas pessoas qualificadas, tanto culturalmente como em escolaridade formal. As habilidades exigidas são cada vez mais sofisticadas pois a evolução do modo de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo, substituído eficientemente pela automatização e robotização.

Devido a estas dificuldades, a educação é mais do que nunca um dos pilares para a construção de qualquer sociedade que pretenda ser desenvolvida.

Pesquisadores que investigam o uso de computadores na educação alegam que a informática possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre alunos e professor da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa. As radicais transformações da informática nos anos noventa reforçaram ainda mais a adoção dessa tecnologia nos meios educacionais.

ÍNDICE DAS EDIÇÕES
   
Informática na Educação 09
( junho/2000) 
Informática e poder: uma leitura de Foucault

 
Informática na Educação 08
( abril/2000) 
Redes e conhecimento

Informática na Educação 07
(março/2000) 
Ciência e Filosofia: o niilismo em Nietzche

Informática na Educação 06
(novembro/99) 
Educação a distância e projeto pedagógico

Informática na Educação 05
(junho/99) 
Linguagens, Comunicação e Cibercultura: novas formas de produção do saber

Informática na Educação 04
(fevereiro/99) 
A informatização da palavra

Informática na Educação 03
(janeiro/99) 
A evolução da tecnologia intelectual

Informática na Educação 02
(setembro/98) 
A magnitude da Informação Digital
Informática na Educação 01
(agosto/98) 
Educação não é isso aí