Alvaro Ivan Stecca
Graduado em ciência da computação, UNICAMP - 1983
Analista de Administração de dados - cpqd

stecca@cpqd.com.br

Despedida de solteiro... muito bate papo, muita recordação, muita cerveja e alguns presentes.O que fazer com este presente?

Esta dúvida se desfez no exato momento em que o colega lembrou-se da geladeira do CCUEC. A partir deste dia de 1990, passamos a ter um comportado morador na nossa copa, um pinguim !!. Ele chegou meio que desprezado, mas aos poucos foi conquistando a simpatia dos frequentadores do café.As pessoas cuidavam bem dele, tanto que os mais ecologistas sempre o colocavam no congelador, para que ele se sentisse em casa.

Com o tempo ele revelou-se um excelente observador, tanto que, no verão, percebendo que alguns colegas iam para a praia em férias, ele não teve dúvida, apanhou seus apetrechos e foi também. Voltou da praia em cima da hora, mas em pouco tempo, já estava pronto para o Rock in Rio II.

Nesta altura do campeonato, sua integração com o pessoal era tão intensa, que ele conseguia expressar com muita naturalidade e fidelidade o estado de espírito dos seus colegas. Na verdade ele era um pinguim prodígio.

O que é isso ? Sadam Hussein em visita oficial ao CCUEC ? Não, apenas o pinguim anunciando o início da guerra do Golfo.

Quem poderia acreditar que aquele padre tão compenetrado da semana santa e a baiana do carnaval eram a mesma "pessoa" ? O pessoal ficava bastante intrigado com a sua capacidade de mutação. Saibam vocês, que este pinguim era capaz de coisas inacreditáveis ! Ele conseguiu ser o único participante da greve que não teve falta no cartão.

Estavamos então, no ano de 1991 quando fomos surpreendidos com a notícia de sua morte. Foi uma correria, uma perda irreparável. Ninguém queria encarar esta realidade, entretanto, explicar a causa mortis era desnecessária, pois todos, diante daquele triste episódio, logo compreenderam. Seu velório transcorreu durante todo o dia com direito a vela, flores, coroas e até um fotógrafo registrando o acontecimento.

A sua existência foi curta, porém inesquecível na vida das pessoas, tanto que em 1994 seu nome foi indicado para ser perpetuado como o troféu "Pinguim de Ouro" e mais recentemente como mascote da revista de informação e tecnologia do Centro de Computação.

Um simples pinguim... , um símbolo, uma história...