CCUEC celebra Jubileu de Ouro com solenidade

Aconteceu no dia 10 de novembro, no auditório do CCUEC, a cerimônia comemorativa dos 50 anos do Centro de Computação. A solenidade contou com a participação do Prof. Dr. Marcelo Knobel, Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Profª. Drª. Tereza Dib Zambon Atvars, Coordenadora Geral da Unicamp e Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes, Diretor da Diretoria Executiva de Administração. Estiveram presentes também o atual Superintendente do CCUEC, Prof. Dr. Sandro Rigo e o Superintendente Associado Rubens Queiroz de Almeida, além de alguns ex-superintendentes e ex-associados.

Durante a cerimônia, foi apresentado o Portal Comemorativo aos 50 anos do CCUEC, desenvolvido pelo colaborador Alexandre Arroyo de Lima. As autoridades presentes no evento realizaram o descerramento da placa celebrativa do Jubileu de Ouro do Centro de Computação. Também foi exibido um vídeo de homenagem à data. Para encerrar a solenidade, o coral Zíper na Boca realizou uma apresentação emocionante.

O evento contou com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Tecnoset, Higa Atacado, Salgados Olga, Restaurante Salsinha & Cebolinha, Frutaria Rio das Pedras, Lu Hirata Coffee Breaks e Coquetéis, Maga dos Sabores, Neusa Festas, Kit para Festa e Barão Ervas e Produtos Naturais.

História do Centro de Computação

O Centro de Computação iniciou as suas atividades em 10 de novembro de 1967, com o nome de Centro de Processamento de Dados. Nessa época ficava instalado no prédio onde funcionou até 2014 o Colégio Técnico da UNICAMP (Cotuca). Ligado à faculdade de Engenharia da UNICAMP, ainda não existia como unidade, contava apenas com um computador IBM 1130 e atendia basicamente às atividades de ensino, no que se refere ao processamento de trabalhos dos alunos. Seu diretor na época era o Prof. Alfredo Fernandes de Almeida. Em 1969 passou também a servir à administração, processando a folha de pagamento dos funcionários.

Em 15 de abril de 1969, com a publicação da portaria GR 31/69, o Centro de Processamento de Dados da UNICAMP foi promovido a Centro de Computação, que em 1971 tornou-se um órgão subordinado ao Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC). Nesse período já estava instalado no campus da universidade e o seu diretor era o Prof. Odelar Leite Linhares.

Em 1973 o Centro de Computação passou a ser subordinado diretamente à reitoria, ficando assim até 1998, quando ocorreu a sua vinculação à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). Em maio de 2013 foi instituída a Vice-Reitoria Executiva de Administração (VREA) e o CCUEC ficou subordinado a ela e, atualmente, está subordinado à Diretoria Executiva de Administração (DEA).

O CCUEC, hoje, conta com 116 funcionários divididos nas seguintes áreas: Desenvolvimento de sistemas, Produção e software, Infraestrutura computacional, Administrativa, Assessoria e Planejamento e Superintendência e tem contribuído, direta e indiretamente, com os objetivos de ensino, pesquisa ou extensão da universidade, ajudando na formação dos profissionais que a sociedade tanto necessita.