CCUEC apoia o movimento Outubro Rosa

Data de publicação

O Outubro Rosa é um movimento nascido na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Celebrada anualmente, a data visa compartilhar informações e promover conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O nome do movimento é associado à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais na mama, que forma um tumor. Existem diversos tipos de câncer no local, alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, e responde por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. Também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Em caso de detecção precoce, as chances de cura são de 99%.

O Centro de Computação apoia o movimento Outubro Rosa, e promove a conscientização sobre o câncer de mama entre seus colaboradores.

Outubro Rosa