Softwares disponíveis para a comunidade universitária

Por intermédio do CCUEC a Unicamp firmou, nos últimos anos, diversos acordos com empresas de software para aquisição de seus produtos com descontos e disponibilização destes para a comunidade Universitária.

Para proteção antivírus, a solução adquirida foi a Kaspersky, que está instalada em todos os computadores pertencentes à Unicamp ou cedidos em comodato. Este software tem funcionalidades administrativas que permitem aos administradores de rede garantir que as cópias estão atualizadas com as últimas vacinas, além de dar um controle maior do sistema na eventualidade de ocorrer uma infecção em larga escala.

O software de cálculos científicos Mathematica é utilizado nos cursos das áreas de exatas e tecnológicas e pelos termos de contrato por ser instalado em qualquer computador da Unicamp dedicado ao ensino e pesquisa, bem como equipamentos particulares pertencentes a docentes. O número de licenças contratadas é ilimitado, permitindo que outras áreas de pesquisa e outros cursos possam aproveitar a ferramenta.

Também na área científica, a Unicamp adquiriu licenças permanentes do software Origin, voltado para a análise de dados e criação de gráficos. De acordo com usuários, o produto traz facilidades para aqueles que extraem dados de seus experimentos e precisam de uma ferramenta para analisá-los e visualizá-los de forma adequada.

Informações sobre os softwares licenciados e as condições especiais para Unicamp no Portal CCUEC