Proteja seu computador com extensões web que identificam sites maliciosos

Data de publicação

A crescente popularização da internet ocorrida nos últimos anos trouxe a proliferação de sites falsos, que têm o intuito de enganar as pessoas, fazendo com que forneçam informações confidenciais a seu respeito. Esses dados podem por usados para realizar transferências ilícitas de recursos, chantagens, extorsões, entre outros crimes. 

Geralmente, os ataques via internet procuram por falhas de segurança nos browsers para infiltrar software malicioso nos computadores. Por isso, é recomendável utilizar sempre versões mais recentes de navegadores e instalar as atualizações de segurança publicadas pelos fabricantes periodicamente. 

Sites falsos geralmente possuem semelhanças com sites originais, e para as pessoas sem experiência, são extremamente convincentes. Visando alertar e identificar sobre os perigos desses sites, existem extensões que podem ser instaladas em browsers web. 

Confira abaixo duas extensões que analisam sites maliciosos:

WOT 

O WOT é uma extensão para o Firefox, Chrome, Internet Explorer, Safari e Opera, na qual os próprios usuários contribuem para a criação de um banco de dados indicando quais sites são seguros para navegar, fazer compras ou qualquer outra atividade. Os usuários podem registrar suas avaliações quanto aos sites que visitam. As impressões são inseridas em um banco de dados consultado por todos os usuários do serviço sempre que navegarem na internet. Sites suspeitos são sinalizados de forma explícita. 

FLAGFOX 

A extensão FlagFox pode ser instalada no Firefox e exibe na barra de navegação do browser o ícone de uma pequena bandeira, que identifica o país em que o servidor acessado se encontra. Ao posicionar o mouse sobre a bandeira, é exibida uma janela contendo informações adicionais sobre o servidor, como ser número IP, seu nome e sua localização. A exibição da bandeira de um outro país pode ser um sinal de alerta. Sites de bancos e órgãos governamentais geralmente residem em servidores próprios, localizados no Brasil. A indicação de localização diferente para estes casos é um sinal de alerta que não deve ser ignorado.