Dicas para uma senha mais segura

Data de publicação

Ter uma senha segura exige bem mais que criatividade. Estudos mostram que o famoso “123456” é o líder mundial de uso.  Este problema é grave, levando em consideração que grande parte dos internautas usam a mesma senha em diversos serviços.
 
Para a maioria das pessoas uma senha segura é, sempre, uma senha complicada. No entanto, senhas complicadas são difíceis de memorizar e fáceis de esquecer. Então, como deve ser composta uma senha que seja ao mesmo tempo segura e fácil de memorizar?

Uma senha segura pode ser criada com a técnica do acolchoamento, ou seja, uma palavra de fácil memorização acrescida de caracteres em caixa alta e baixa e com números e caracteres especiais. 

Para ter uma senha segura e forte:

  • Use uma senha diferente para cada e-mail, rede social ou site;
  • Evite o uso de palavras comuns e que podem ser associadas a você. Datas de nascimento próprias e de familiares, nomes de animais de estimação, ruas e endereços também;
  • Crie senhas com pelo menos 8 caracteres. Inclua a mistura de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números;
  • Considere o uso de frases em vez de senhas padrão, pois são difíceis de quebrar e fáceis de lembrar;
  • Nunca escreva senhas em papel perto do computador. Além disso, não crie um documento digital de senhas e armazene em seu desktop ou disco rígido interno do computador;
  • Inscreva-se para a verificação de senhas em duas etapas. Assim, uma vez que você digitar sua senha, o serviço enviará um código ou algo do tipo de verifica sua identidade. 

Uma prática muito comum hoje em dia é usar o Facebook ou Google para fazer login em outros sites. Fazer login com uma conta principal economiza toda a trabalheira de criar uma conta nova, porém é preciso que se tenha muito cuidado quando fizer isso. Fazer login em outros sites usando Google ou Facebook permite que esses sites consigam dados em relação aos seus hábitos e preferências. Apesar disto não ser, necessariamente, uma coisa ruim, se um destes sites for hackeado devido a um padrão de segurança muito baixo, todas as suas outras contas conectadas podem, também, ficar comprometidas.