Café Cinfotec de junho abordará a Era do Big Data e o ecossistema Hadoop

Data de publicação

O Café Cinfotec é uma iniciativa da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), que acontece mensalmente com o objetivo de reunir profissionais de TIC da Unicamp para compartilhamento de experiências, casos de sucesso e oferecer oportunidades de atualização profissional em assuntos de destaque em tecnologia da informação e comunicação.

O próximo Café Cinfotec acontecerá no dia 29 de junho, às 9h, no Centro de Computação da Unicamp, com a palestra “Era do Big Data – Conhecendo o ecossistema Hadoop”. Nela, o palestrante Vinícius Vale apresentará os motivos que levaram a este novo conceito e quais as características das ferramentas mais comuns no mundo Big Data, além das empresas por trás delas.

Vinicius Vale, Bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE, possui MBA em Big Data pela FIAP. Atualmente trabalha como Big Data Engineer, ajudando as empresas a utilizar o Big Data. Tem conhecimentos avançados em ecossistema Hadoop: Hadoop Administration (Cloudera); Configuração de componentes Hadoop (HDFS, MapReduce, YARN); Configuração de serviços (NameNode, Secondary NameNode, DataNode, JobTracker and TaskTracker); Instalação e configuração de ferramentas para ecossistema Hadoop: (HBase, Hive, Pig, Impala, Sqoop 2, Oozie, Flume, HUE, Sentry, Kerberos and Cloudera Manager).

Dedicou anos no seu aperfeiçoamento, obtendo certificações internacionais como: ITIL, LPIC (Linux), OCJP (Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer), OCE-WCD (Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Component Developer), OCE-JPAD (Oracle Certified Expert, Java EE 6 Java Persistence API Developer), OCE-EJB (Oracle Certified Expert, Java EE 6 Enterprise JavaBeans Developer).

Possui grande experiência em desenvolvimento Java para Web, trabalhando com várias tecnologias e frameworks, capacidade de liderança e coordenação de projetos com metodologia ágil com SCRUM/Kanban. 

Seu trabalho como consultor, proporcionou-lhe uma vasta experiência em grandes sistemas fazendo análises em todas as 3 camadas do negócio (Apresentação, Aplicação e Banco de Dados). Com seu conhecimento em sistema operacional Linux e banco de dados PostgreSQL, possui a capacidade e experiência para fazer performance tuning, replicação, backup e modelagem, além de identificação de problemas e lentidões.

Domina outras tecnologias como Android, Jenkins, Oracle, MySql, SqlServer, JBoss, Zimbra e Zabbix.

Para realizar sua inscrição, acesse: http://www2.sistemas.unicamp.br/seven/subscribe.php?evento=01000000025920170629

Tópicos da notícia