CCUEC disponibiliza infraestrutura ótica para interligação com o Hospital de Clínicas

Data de publicação

O Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) disponibilizou uma nova infraestrutura ótica que viabilizará a interconexão dos datacenters do CCUEC e do Hospital de Clínicas.

Este projeto faz parte de uma diretriz mais ampla de implantação da tecnologia de nuvem computacional. Com estas providências caminha-se no sentido de prover redundância de serviços e dados tanto do HC quanto dos sistemas corporativos hoje hospedados no CCUEC. Esta conexão, em conjunto com a tecnologia de nuvem adotada, tornará possível o funcionamento praticamente ininterrupto dos dois datacenters.

Adicionalmente, esta conexão viabilizará também a realização de cópias de segurança dos dados e sistemas dos dois datacenters em alta velocidade.

O projeto foi implementado através do lançamento de dois cabos ópticos subterrâneos com capacidade de 12 fibras monomodo(*) em cada cabo. Os cabos foram lançados por caminhos distintos, formando dois novos segmentos redundantes, totalizando um percurso aproximado de 4.000 metros. O lançamento das fibras por duas rotas distintas, garante a alta disponibilidade no funcionamento da conexão, mesmo em caso de falha ou dano em uma das vias a comunicação de dados não será interrompida.

(*) Fibras monomodo possuem um único modo de propagação, o axial, sendo a transmissão do sinal de luz realizada por um único caminho, minimizando as perdas. Possuem grande capacidade de transmissão (maior que 40Gb/s), podendo ser usadas em distâncias superiores a 4 km.

Tópicos da notícia