Painel de Monitoramento dos Serviços

O Centro de Computação realiza o monitoramento de seus serviços de negócio, servidores e dispositivos de rede da Unicamp. O  monitoramento é realizado por um software que atua na verificação dos estados dos servidores e dispositivos e gera um conjunto de dados que podem ser trabalhados e publicados em interfaces mais amigáveis.

O objetivo do Painel de Status dos Serviços apresentado na página principal do Portal CCUEC é elencar a situação atual de alguns dos principais serviços pertencentes à infraestrutura de monitoramento.

Atualização dos status

A atualização das informações segue um processo que pode ser entendido da seguinte maneira: o tempo de checagem por parte da ferramenta de monitoramento (por volta de cinco minutos), a frequência de execução da API (um minuto) que coleta os dados checados e gera a interface da página principal e tempo de refresh (5 segundos) do próprio painel. Portanto, o tempo de renovação das informações em função dos processos sendo executados levam em torno de cinco minutos, dependendo do serviço e o momento em que o usuário acessou a página do Portal. O resultado da checagem será apresentado com indicação de setas coloridas e frases da situação: verde indicando que o serviço está em funcionamento, laranja indicando que o serviço está degradado ou vermelho indicando que o serviço se encontra interrompido.

Nas situações em que o serviço monitorado apresentar algum problema - degradado ou interrompido - o painel somente exibirá a informação visual correspondente. Necessariamente, qualquer incidente relacionado aos serviços envolverá a intervenção de uma equipe técnica que atuará para o mais breve restabelecimento dos mesmos. Dependendo da duração e da criticidade do problema, mais informações serão publicadas no Painel Comunicados na página principal do Portal CCUEC, orientando a comunidade universitária sobre quais os procedimentos que estão sendo adotados para normalização do problema e prazo estimado de resolução.

Para verificar a disponibilidade do monitoramento dos serviços, definimos padrões de contagem das últimas cinco verificações e se desse total, existirem três ou mais falhas, um alarme é disparado simultaneamente no ambiente de monitoramento da equipe técnica refletindo no Painel de Status dos Serviços.

Disponibilização de mais serviços

No futuro, o Painel será ampliado com o objetivo de melhorar cada vez mais a comunicação com os usuários de serviços CCUEC sobre prováveis ocorrências no ambiente sendo monitorado.