Tutorial VPN para Android

Tutorial de Acesso à VPN Unicamp por Dispositivos Móveis de Plataforma ANDROID

Embora o Centro de Computação não dê suporte a essa plataforma, estamos disponibilizando tutoriais da rede VPN para sistemas operacionais Android.

Testado em ANDROID 5.1.1

ATENÇÃO:

• Para realizar esses passos você precisa estar conectado na internet. Pode ser Wi-fi ou 3G;
  • Não é recomendável o uso do serviço de VPN Unicamp dentro da própria Universidade ou de alguma unidade de suas dependências. Para uso interno à Unicamp utiliza-se a rede local. A VPN deve ser utilizada apenas para conexões externas de alunos, docentes, funcionários e pessoas que possuam algum vínculo com a Universidade.

Gostaria de baixar este Tutorial em PDF ? Clique Aqui

INSTRUÇÕES:

1 - Entre no navegador de Internet do aparelho que você deseja instalar a VPN clique no link ou digite EXATAMENTE o endereço do site abaixo:

(Lembre-se que no início deve-se digitar HTTPS e não http);

2 - No campo "username"digite seu usuário Unicamp, no campo "password", digite a sua senha, selecione a aba LOGIN e clique em GO

Para se conectar ao serviço, você deve usar seu usuário Unicamp e senha no formato:

• Aluno de graduação/pós-graduação: use o numero do RA. Exemplo: 999999@unicamp.br
  • Aluno da Extecamp: prefixo "ex" seguido do código fornecido pela Extecamp. Exemplo: ex999999@unicamp.br
  • Aluno do COTIL: prefixo "cl" seguido do RA. Exemplo: cl999999@unicamp.br
  • Aluno do COTUCA: prefixo "cc" seguido do RA. Exemplo: cc999999@unicamp.br
  • Docente ou funcionário: usuário corporativo. Exemplo: jsilva@unicamp.br

3 - Escolha a opção “OpenVPN Connect for Android"

4 - Selecione a opção “Play Store” e “Apenas uma vez"

5- Quando for aberto a aba no OpenVPN, selecione a opção “Instalar"

6- Clique em “ACEITAR

OBS: Após a instalação do aplicativo NÃO ABRA ELE

7- Depois que terminar a instalação, não abra o aplicativo OpenVPN. Você deve voltar até o seu navegador que você entrou no começo e clique no ícone “Yourself (user-locked profile)"

8- Abra a barra de aplicativos, indicada abaixo, e clique no perfil chamado CLIENT-1.OVPN que você acabou de baixar

*IMPORTANTE: Em alguns dispositivos a barra de aplicativos nao fica na parte inferior direita, como representado abaixo. Em outros aparelhos ela pode se encontrar na parte superior esquerda. Independente da posição, procure pelo perfil chamado CLIENT-1.OVPN que acabou de baixar e abra-o.

9- Para estabelecer a conexão VPN clique em “Accept” conforme abaixo

10- Confira seu usuário e, se tudo estiver correto, coloque sua senha corporativa.
Se você quiser que essa senha seja salva no dispositivo, selecione a opção “SAVE”, caso não queira, não selecione.

*IMPORTANTE: Se você habilitar a opção "Save" para salvar sua senha, toda a vez que você, por algum motivo, trocar sua senha corporativa, voce deverá se lembrar de trocar a antiga senha salva no OpenVPN pela nova que você criou. Caso isso nao seja feito, o aplicativo apresentará um erro na conexão quando você tentar entrar na VPN.

- Para se conectar basta selecionar a opção “Connect"

11- Selecione a opção “Confio nesse aplicativo” conforme abaixo

12- Após isso, você estará conectado à VPN Unicamp pelo OpenVPN.
Você poderá ver isso observando o ícone que indica conexão;