Rede sem fio Unicamp - perguntas frequentes

  • Onde eu posso acessar a rede sem fio ? 
    Veja um mapa de onde acessar que é atualizado à medida que novos APs são instalados ou que unidades tornam-se membros do eduroam. Você também pode acessar a rede sem fio eduroam em mais de 70 paises. Para saber o local mais próximo com acesso eduroam, baixe o aplicativo eduroam Companion para Android ou iOS.
  • Sou da Unicamp, mas estou viajando. Como faço para acessar o eduroam fora da Unicamp ?
    Se você já configurou e usou o eduroam na Unicamp, não precisa fazer nenhuma configuração adicional, basta encontrar a rede eduroam e se conectar. Caso você não tenha feito a configuração ainda, utilize os nossos tutoriais de configuraçãoIMPORTANTE: sempre instale o aplicativo eduroam da Unicamp.
  • Estou visitando a Unicamp, como faço para acessar o eduroam ?
    Se você já usa o eduroam em sua instituição origem, não precisa fazer nenhuma configuração adicional, basta encontrar a rede eduroam e se conectar. Caso você não tenha feito a configuração ainda, verifique os procedimentos no site de sua universidade ou centro de pesquisa. Se sua instituição não é membro do eduroam, use a rede sem fio Unicamp-Visitante.
  • Quais placas de rede sem fio são suportadas ?
    Recomendamos o uso de placas ou cartões compatíveis com o padrão IEEE 802.11n.
  • Qual a velocidade da rede sem fio "eduroam" ?
    A velocidade nominal é de até 300Mbps quando associado a APs padrão 802.11n. Porém, a velocidade efetiva é menor e depende do número de usuários simultâneos, da distância do equipamento do usuário até o AP, entre outros fatores.
  • Qual usuário e senha devo utilizar para conectar na rede sem fio "eduroam" ? 
    - Se você é aluno da Unicamp, seu usuário é o seu RA seguido do sufixo @unicamp.br. Por exemplo:  123456@unicamp.br. Para se conectar, use a sua senha da DAC.
    - Se você é docente, utilize seu usuário da DAC seguido do sufixo @unicamp.br. Por exemplo: docente1@unicamp.br. Para se conectar, use a sua senha da DAC.
    - Se você é funcionário, você deve usar seu usuário do SiSe seguido do sufixo @unicamp.br. Por exemplo: funcionario1@unicamp.br. Para se conectar, você deve usar a sua senha do SiSe.
  • Quais os sistemas operacionais suportados ?
    Inicialmente, o CCUEC oferece suporte apenas para configuração da rede sem fio em sistemas operacionais Windows. Entretanto, estão disponíveis tutoriais de configuração para outros sistemas, incluindo LinuxMac OSiOS e Android.
  • É possível conectar na rede sem fio "eduroam" usando celulares Nokia serie N e outros celulares com sistema Symbian ?
    Sim, a partir do Symbian 5ª edição, que possui suporte a EAP-TTLS. Para fazer a configuração, veja o tutorial feito por Bruno Varella.
  • É possível conectar na rede sem fio "eduroam" usando equipamentos com sistema Windows Mobile ? 
    Por enquanto não, mas estamos estudando uma alternativa para usuários com Windows Mobile. É possível adquirir um software específico disponível em http://www.securew2.org/. Entretanto, não dispomos ainda de mais informações sobre a viabilidade deste tipo de conexão.
  • É possível conectar na rede sem fio "eduroam" usando equipamentos com Windows Phone 8 e Windows Phone 8.1 ?
    O Windows Phone 8 não pode ser usado para conexões de usuários da Unicamp, pois esse sistema operacional não possui suporte ao protocolo de autenticação (EAP-TTLS/PAP) implantado na Universidade. A versão do Windows Phone 8.1 possui suporte ao método EAP-TTLS/PAP, porém é necessário que o celular seja configurado por meio de uma ferramenta de gerenciamento de dispositivos móveis comercializada pela própria Microsoft. No momento, a Unicamp não possui essa ferramenta, mas estamos avaliando uma forma de atender essa demanda.
  • Meu sistema operacional não está listado nos itens acima. Ainda assim é possível conectar na rede eduroam ? 
    Se o sistema operacional tem suporte a EAP-TTLS com PAP,  provavelmente você poderá se conectar na rede eduroam. Para isso, você precisa instalar o certificado digital da ICPEdu e configurar os seguintes parâmetros de conexão:
  • Segurança sem fio: WPA2 empresas
  • Autenticação: TLS encapsulado (ou EAP-TTLS)
  • Identidade anônima: pode deixar sem preenchimento
  • Certificado CA: navegue até o local em que você baixou o certificado ICPEdu e o selecione
  • Autenticação interna: PAP

            ATENÇÃO: Para se conectar, você deve usar sua senha e seu username corporativo no formato:
 

ALUNO: RA seguido de @unicamp.br. Exemplo: 000000@unicamp.br
 

DOCENTE:  usuário da DAC seguido de @unicamp.br. Exemplo: docente1@unicamp.br
 

FUNCIONÁRIO: usuário do SiSe seguido de @unicamp.br. Exemplo: funcionario1@unicamp.br

 

  • É necessário instalar algum software adicional para conectar na rede "eduroam"?
    Sim, é necessário instalar um software para autenticação segura se você usa Windows Vista ou 7, ou um perfil de configuração no caso de equipamentos iPhone/iPad/iPod. Nas principais distribuições de Linux e Android não há necessidade de instalar softwares adicionais. Os instaladores da rede "eduroam" estão disponíveis aqui.
  • Fiz a configuração do eduroam no meu celular Android, mas às vezes não consigo conectar. O que fazer?
    Detectamos um problema nas versões de Android anteriores a 4 que impedem a conexão na rede eduroam em determinados momentos. Possivelmente isso está relacionado a um problema com a funcionalidade de "Armazenamento de credenciais" do Android, que não permite acessar o certificado digital ICPEdu armazenado no celular e portanto não consegue estabelecer conexão com a rede eduroam. É possível contornar esse problema rebootando o aparelho. As versões de Android 4 ou superiores NÃO apresentam o problema mencionado.
  • Estou com um problema em minha configuração. Quem pode me ajudar?
    Caso você esteja usando Windows Vista, 7, 8 ou 10, entre em contato com o Serviço de Apoio ao Usuário (SAU) do CCUEC por e-mail (sauccuec@unicamp.br), telefone (3521-2222) ou pessoalmente (CCUEC – R. Saturnino de Brito 45). Se você estiver tentando se conectar via outro tipo de sistema operacional, não teremos condições de ajudá-lo neste momento além do que já foi exposto nestas páginas de orientação. Caso você tenha alguma dica especial de conexão para um SO não suportado e queira compartilhá-la com o restante da comunidade universitária, então envie-a para que a avaliemos e coloquemos neste FAQ.
  • Posso fazer a configuração em meu SO sem usar a informação de certificado digital disponibilizada?
    Recomendamos fortemente a instalação e uso do certificado digital disponibilizado. O certificado digital provê um nível maior de segurança para o tráfego de sua senha e de seus dados, pois ele dá uma garantia de que seu computador está se conectando e fornecendo uma senha de acesso para a rede da Unicamp e não para uma rede de terceiros.
  • A rede sem fio está disponível para visitantes na Universidade ?
    Sim, mas é necessário que um docente ou funcionário faça o cadastro do visitante no endereço http://redesemfio.unicamp.br/visitante para obter uma senha temporária. Após o cadastro, o visitante deve conectar-se à rede "Unicamp-Visitante".
  • Qual a velocidade da rede sem fio "Unicamp-Visitante" ? 
    A velocidade é limitada em 5 Mbps por usuário e depende do número de usuários simultâneos, da distância do equipamento do usuário até o AP, entre outros fatores.