Anti-Spam

A solução anti-spam adotada pelo Centro de Computação visa melhorar/atualizar os serviços anti-spam dos servidores de mail corporativos da Unicamp. Com o objetivo de minimizar os problemas de envio de SPAM nos servidores de correio eletrônico do domínio @unicamp.br (smtp.unicamp.br) e dos domínios virtuais de unidades que utilizam o serviço de e-mail oferecido pelo CCUEC, foi implementado a quota de envio de 300 mensagens por hora para cada usuário autenticado (porta 587 ou 465), para o envio de e-mails.

Essa regra não se aplica às aplicações (já autorizadas) que fazem uso do serviço de e-mail.

Para os casos em que esta cota for insuficiente, deve-se encaminhar uma solicitação de serviço no bloco Atendimento, ao lado.

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre Ferramenta Anti-Spam e a configuração de um Filtro de um cliente de e-mail?
Tanto uma Ferramenta Anti-Spam quanto Filtro de um cliente de e-mail tem a mesma finalidade que é bloquear e-mails indesejáveis, mas existem algumas diferenças entre eles: a Ferramenta Anti-Spam é um programa intermediário entre o servidor e o leitor de e-mail e que verifica o conteúdo da mensagem antes de entregar para o servidor. Isto economiza tempo e conexão.

Já um filtro de um cliente de e-mail é uma ferramenta que vem junto da aplicação que faz a leitura de e-mails (Thunderbird, Outlook, Evolution, etc.) que foi criada para administrar e organizar as mensagens, mas também pode ser utilizada para filtrar spams.

O que eu devo utilizar: um Filtro de um cliente de e-mail ou as ferramentas Anti-Spam?
Isto depende de sua necessidade. Quando um e-mail é entregue ele passa por diversas ferramentas que visam fazer o bloqueio de spams. A cada dia novas ferramentas são desenvolvidas para burlar o bloqueio que é feito nos servidores. Se você recebe poucos spams e consegue filtrá-los somente com os filtros de seu cliente de e-mail, então continue usando dessa forma. Caso contrário, abra uma solicitação no bloco de atendimento ao lado para que seja feito um levantamento e seja apurado o problema.

Qual é mais eficiente: um Filtro ou uma ferramenta Anti-Spam?
Um Anti-Spam é mais eficiente, principalmente para grandes volumes de spams.